Qual a importância da contabilidade durante a pandemia?

Com a pandemia do Covid-19,muitas empresas tiveram que reinventar seus negócios para mantê-los em funcionamento. Muitos diversificaram as atividades, outros tiveram que aprender novos processos e outras operações. Muitos tiveram que aprimorar sua forma de vender,ou, então, diversificar os modelos de trabalho. O que não podemos negar, é que as rotinas de trabalho foram radicalmente alteradas pela pandemia.

Todas essas mudanças também impactaram o setor contábil. A contabilidade durante a pandemia surgiu como figura importante para auxiliar as empresas. Enquanto os donos das empresas tiveram que tomar decisões difíceis e estudar novas formas de manter seu ramo em funcionamento, o contador surgiu como peça fundamental para apontar o melhor caminho a ser seguido.

Em entrevista, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zlumir Breda, afirmou:

“O profissional da contabilidade é essencial para a tomada de decisões das empresas em qualquer momento econômico do país. Neste período de crise, estamos assessorando empresários nas decisões mais urgentes que precisam ser adotadas para manter a empresa em funcionamento, do ponto de vista econômico e financeiro”.

Portanto, a contabilidade durante a pandemia garantiram tranquilidade e estabilidade para os donos de empresas. Se quiser saber mais sobre esse assunto, role para baixo e leia com a gente.

Mudança nas empresas durante a pandemia

Muita coisa mudou internamente nas empresas com a chegada da pandemia. De processos de trabalhos à atividades corporativas, todas as modificações também exigiram uma adequação contábil.

Se antes uma empresa focava nas vendas presenciais, ela teve que investir no online para se manter no mercado. No entanto, não é só no processo de venda que tivemos mudança. O aspecto fiscal e contábil das empresas também tiveram suas adequações.

Podemos citar, por exemplo, pessoas que investiram na diversificação e lançaram um novo produto que foi afetado em termos tributários pela pandemia. Produtos utilizados no combate à Covid-19, como álcool em gel, por exemplo, tiveram redução na alíquota de ICMS em alguns Estados.

E não foi apenas a redução de alíquota de alguns tributos. O poder público federal, municipal e estadual lançou uma série de medidas que auxiliaram e impediram que muitas empresas decretassem falência em meio a crise. Isso inclui, por exemplo, a prorrogação de prazos tributários, parcelamento de impostos, renegociação das dívidas e, até mesmo, suspensão da cobrança de tributos. E é aqui que a contabilidade durante a pandemia desempenha um papel importantíssimo.

A área trabalhista foi outra que sofreu grande impacto na pandemia. Aqui, o contador também teve que desempenhar um papel fundamental. As medidas provisórias publicadas pelo governo possibilitaram as reduções de jornada de trabalho, modificaram a remuneração, suspensão de contratos, teletrabalho, postergação do recolhimento de impostos,antecipação de férias e muitos outros. Isso fez com que os contadores precisassem estar sempre atualizados sobre os assuntos, com o intuito de ajudar seus clientes.

Adaptações no fluxo de caixa

Não foi só no quesito tributação que as empresas sentiram mudanças durante a pandemia. Muitos procedimentos internos também precisaram se adaptar, mesmo que a empresa não tenha mudado nenhuma operação interna ou produto oferecido.

Se as empresas passaram a vender mais, alguns custos foram necessários para arcar com esse crescimento. Foi preciso contar com um estoque maior, agilizar na compra de produtos, melhorar o transporte e até mesmo ajustar o preço final das mercadorias. Além disso, as empresas tiveram que se preparar para todos os problemas que vem junto com aumentos de vendas, como trocas, devoluções e garantia.

Todas essas coisas refletem diretamente no fluxo de caixa. Se o dono da organização pensa em expandir, o contador é responsável para que esse processo ocorra de forma saudável. Isso permite que a empresa consiga controlar tudo que entra e sai, corresponder à expectativa dos clientes e fornecedores e de quebra honrar seus compromissos financeiros, como pagamento de salário e de impostos.

Engolidos por toda essa avalanche que pegou o mundo de surpresa (pandemia), a maioria dos empreendedores não tiveram e ainda não tem tempo para se organizar da forma correta e resolver todos os problemas da empresa. É aí que entrou a contabilidade para empresas durante a pandemia, oferecendo para esses empresários tranquilidade e segurança para manter a sua empresa em funcionamento, mesmo em um período tão complicado.